A Mostra

PANORAMA DO CINEMA LIBANÊS

 

Realizado pelo Instituto de Cultura Brasil Líbano – ICBL – o Panorama do Cinema Libanês “Este é o Líbano” traz ao Brasil uma mostra relevante dessa ​produção, possibilitando um prazeroso mergulho no diversificado universo do cinema libanês, hoje representado por uma nova geração de cineastas, roteiristas e jovens talentos, premiados em diversos festivais, como os de Cannes, Toronto e César.Com uma população total menor que a de muitos estados brasileiros, o Líbano é um país de muitos contrastes e belezas, com uma produção cinematográfica surpreendente para o tamanho do seu território, contando com inúmeros festivais e mostras realizados anualmente.

O Panorama do Cinema Libanês “Este é o Líbano” será realizado de 23 a 29 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, sala 3, em São Paulo – rua Augusta, 1475, Consolação, e no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, sala 4, no Rio de Janeiro – Praia de Botafogo, 316 – Botafogo.

Serão 17 filmes na programação, totalizando mais de 34 exibições, entre eles, “Peur de rien”, de Danielle Arbid, “Wave 98”, de Ely Dagher, ganhador da Palma de Ouro em Cannes 2015 de melhor curta-metragem, “Ghadi”, de Amin Dora. E ainda as comédias de costumes “Solteira, casada divorciada”, de Elie Khalife, “Solitaire”, de Sophie Boutros e “Halal love”, de Assaad Fouladkar.

Dois elogiados documentários abrilhantam a mostra: “The Lebanese Rocket Society”, de Khalil e Joanna Joreige, e “Ya Omri”, de Hady Zaccak.

Haverá também a exibição do longa “A Última Estação”, vencedor de vários prêmios internacionais e sendo a primeira co-produção Líbano-brasileira, dirigido pelo saudoso cineasta de origem libanesa, Marcio Curi.

Seguindo a tradição de exibir clássicos do cinema libanês, a mostra traz duas premiadas realizações: “Out of life’’, de Maroun Baghdadi e “West Beirut”, de Ziad Doueri. Durante toda a semana do Panorama, os integrantes da delegação libanesa que virá ao Brasil, composta de diretores, roteiristas, produtores e artistas libaneses, irão prestigiar a abertura da mostra em São Paulo e no Rio de Janeiro, apresentar seus filmes, participar de debates com o público e se reunir com produtores e distribuidores do nosso país.

Um evento de considerável relevância para o público brasileiro e uma etapa significativa para a indústria cinematográfica libanesa no Brasil, graças à afinidade e ao intercâmbio cultural existente entre os dois países.

Curtam os filmes e as atividades paralelas!

Ótimo panorama a todos!